terça-feira, 8 de abril de 2008

SOS TVE

A TVE - Rádio e TV Educativa do Rio Grande do Sul poderá sofrer um duríssimo golpe na sua autonomia, independência e seriedade jornalística caso a Assembléia Legislativa gaúcha aprove o Projeto de Lei da governadora Yeda Crusius, que transfere a Fundação TVE da Secretaria de Cultura para a Secretaria-Geral de Governo.
Funcionários/as da TVE alertam para este sério risco e solicitam que todo mundo se manifeste para os deputados estaduais, que votarão o Projeto de Lei amanhã, 09/04/2008. Abaixo segue o texto sugerido, que deve ser destinado a todos/as os/as 55 deputados/as. Os emails deles/as podem ser obtidos no saite da Alergs - www.al.rs.gov.br:

Senhores Deputados

Venho, por meio desta, manifestar minha inconformidade com a transferência da Fundação Cultural Piratini Rádio e Televisão - TVE e FM Cultura - do âmbito da Secretaria de Estado da Cultura para a Secretaria-Geral de Governo, diretamente ligada ao gabinete da governadora.
Por se tratar de um retrocesso, solicito sua compreensão e o voto contrário ao artigo 11 do Projeto de Lei 42/2008, que trata da transferência acima citada.
Peço seu empenho pessoal pela manutenção da TVE e da FM Cultura como emissoras públicas, com autonomia diante dos governos, e estrutura compatível às suas funções legais - promoção de atividades artísticas, culturais, educativas e informativas - e contra sua saída do morro Santa Tereza, prédio histórico onde funcionou a primeira TV do Rio Grande do Sul.
Certo de sua sensibilidade para com as instituições de promoção da diversidade cultural gaúcha e dos valores democráticos, subscrevo-me