terça-feira, 27 de novembro de 2007

Conferência de Annapolis: “uma conferência de guerra”

Republicação de postagem publicada em 25 de outubro passado.

Michel Warschawsky

Para entender de qué trata una conferencia, uno cree habitualmente que la pregunta es “quién asiste”. Sin embargo creo que la verdadera cuestión siempre debe ser “a quién no se invita”.

Un encuentro de paz para tratar el conflicto israelo-palestino en el que no se invita a Hamás no es una reunión de paz, sino una conferencia de guerra contra, entre otros, Hamás y una parte sustancial de la población palestina de Cisjordania y Gaza que eligió mayoritariamente a Hamás en el Consejo Legislativo Palestino.


Michel Warschawsky é um ativista e intelectual judeu que vive [ou vivia] em Quèbec/Canadá. Ele participou da Conferência Um mundo sem guerras é possível”, promovida pelo Governo Olívio Dutra juntamente com a CLACSO durante o IIº Fórum Social Mundial de Porto Alegre de 2002. Há um livro com o mesmo nome da Conferência, publicado pela Corag, no qual estão organizadas as exposições e análises dos/das conferencistas e debatedores/as.


Aquela Conferência foi um marco do debate no contexto do Fórum Social Mundial sobre os principais conflitos em curso no mundo - Palestina, Colômbia, País Basco e Chiapas/México, reunindo vários personagens laureados com Prêmio Nobel da Paz [Rigoberta Menchú, Adolfo Perez Esquivel, Médicos Sem-Fronteira], intelectuais como Noam Chomsky, Dom Pablo Casanova, Ana Esther Ceceña, Mikel Noval e outros. Ainda participou da Conferência Luis Antonio Ocampo, representante do então Secretário-Geral da ONU, Kofi Anan.
Ler o artigo ...