sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Pino Solanas, um cidadão latino-americano

Um dos principais cineastas latino-americanos da atualidade, candidato pela segunda vez à Presidência da Argentina, Fernando “Pino” Solanas fala da Pátria Grande Latino-americana e dos seus projetos de cinema em entrevista ao Brasil de Fato.

Nossos povos têm que sair do esquema neoliberal.

E têm que mudar. Têm que mudar a essência do que tem sido a América Latina: um território colonial e neocolonial. Território de saque de mais valia e de recursos naturais. Temos de construir formas inovadoras.

Quando falamos de um socialismo latino-americano, falamos de um socialismo pensado a partir de nossas tradições históricas, a partir das nossas heranças. De Simón Rodrigues, Artigas, Mariano Moreno, Monteagudo... a Mariátegui. Todo esse imenso acervo cultural. Citaria 50 nomes, desde Tupac Amaru, Bolívar..., e assim por diante.”
Ler a entrevista ...

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Esquerda e direita

Luis Fernando Veríssimo

... E, aparentemente, o DNA não vai nos dizer se estamos condenados a ser contraditórios de uma maneira ou de outra, para sempre. Era só o que nos faltava, o DNA ser do centrão.


Feliz é a mosca, que tem mais ou menos a nossa estrutura genética mas absolutamente nenhum interesse nas suas implicações.

Ler o artigo ...

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

A crise tem data, nome e sobrenome

Miguel Rossetto

Os atuais problemas financeiros que o Rio Grande enfrenta não são resultado de opções tomadas há mais de 30 anos, mas sim de escolhas feitas entre 1995 e 1997, pelo governo Britto, pelo PMDB, pelo PSDB e seus aliados. Essas medidas retiraram receitas do Estado, desorganizaram a economia e comprometeram a capacidade de financiamento público.

Ler o artigo ...

domingo, 7 de outubro de 2007

Che: símbolo del mundo

No Prensa Latina pode-se chegar a um importante acervo a respeito do Che, símbolo del mundo. Para acessar o sítio especial do Prensa Latina onde este tesouro está armazenado é só clicar na imagem.