sábado, 22 de setembro de 2007

El Nombre Encontrado

Eduardo Galeano

En la sierra mexicana de Nayarit había una comunidad que no tenía nombre. Desde hacía siglos andaba buscando nombre esa comunidad de indios huicholes. Carlos González lo encontró, por pura casualidad.

Este indio huichol había venido a la ciudad de Tepic para comprar semillas y visitar parientes. Al atravesar un basural, recogió un libro tirado entre los desperdicios. Hacía años que Carlos había aprendido a leer la lengua de Castilla, y mal que bien podía. Sentado a la sombra de un alero, empezó a descifrar páginas. El libro hablaba de un país de nombre raro, que Carlos no sabía ubicar pero que debía estar bien lejos de México, y contaba una historia de hace pocos años.

En el camino de regreso, caminando sierra arriba, Carlos siguió leyendo. No podía desprenderse de esta historia de horror y de bravura. El personaje central del libro era un hombre que había sabido cumplir su palabra. Al llegar a la aldea, Carlos anunció, eufórico:

-¡Por fin tenemos nombre!

Y leyó el libro, en voz alta, para todos. La tropezada lectura le ocupó casi una semana. Después, las ciento cincuenta familias votaron. Todas por sí. Con bailares y cantares se selló el bautizo.

Ahora tienen cómo llamarse. Esta comunidad lleva el nombre de un hombre digno, que no dudó a la hora de elegir entre la traición y la muerte.

-Voy para Salvador Allende dicen, ahora, los caminantes.

Debate sobre Partido Socialista Venezuelano

O profesor Edgardo Lander, da Universidade Central da Venezuela, que é um destacado intelectual da esquerda venezuelana, faz chegar polêmica análise sobre o processo venezuelano. O artigo “El Tribunal Disciplinario del Partido Socialista Unido de Venezuela (PSUV) y la construcción de la democracia” é um convite à reflexão e à discussão honesta e não sectária acerca dos dilemas do processo venezuelano.

Começa afirmando que “El estilo del debate y los mecanismos mediante los cuales se han venido procesando las diferencias políticas y de opinión en el Partido Socialista Unido de Venezuela(PSUV) son extraordinariamente graves. De no revertirse a corto plazo, este estilo de dirección, de procesamiento de diferencias y de toma de decisiones en la organización en formación, se estaría conformando una estructura partidista con concepciones y prácticas de naturaleza no democrática”.

Continuar a leitura …

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

A Pesquisadora e a Aranha

A Folha de São Paulo do último 17/09/2007 publicou reportagem com o título “45% da cúpula do governo é sindicalizada” [ler ...] dissertando sobre o perfil de sindicalização das pessoas que ocupavam o que o jornal considera “cargos de elite no poder” do governo federal.

A matéria repercute o resultado da pesquisa “Governo Lula: contornos sociais e políticos da elite do poder”, coordenada por Maria Celina D'Araújo, do CPDOC [Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil] da FGV. A pesquisa concluiu, dentro do óbvio mais que ululante, que “os cargos de confiança mais altos no governo de Luiz Inácio Lula da Silva são ocupados por sindicalizados e filiados ao PT”.

A pesquisadora da FGV não necessitaria realizar tão brilhante pesquisa para concluir que os cargos mais elevados da Administração Federal no governo Lula [consequentemente, os de maior remuneração] não foram preenchidos por gestores e técnicos ligados ao PSDB, aos Demos ou ao conservadorismo neoliberal. Por mais que a pesquisadora e a FSP considerem anti-natural um operário governar o país e profissionais vinculados a tradições populares e sociais ocuparem postos de mando no Estado brasileiro, o povo brasileiro quis contrariá-los nas eleições passadas.

Na reportagem, a prestigiosa pesquisadora que coordenou nada relevante pesquisa realizada com recursos públicos, tece considerações curiosas acerca dos fabulosos “achados científicos”:

- “Você tem ainda uma superposição: parte dos petistas é também sindicalizada. É uma malha associativa muito forte

- “A população brasileira tem em torno de 14% de sindicalizados. Na nossa amostra, a gente tem 45%. É muito diferente da realidade brasileira

- “Nós pegamos os níveis 5 e 6, que são cargos de direção. Acho que, se olhar mais para baixo, a tendência é até ter mais militantes e sindicalizados. A nossa amostra é uma elite que requer especialização técnica

- “O que a gente observa é que a área econômica é a mais profissionalizada. Quando a gente vai ver as áreas onde há maior concentração de pessoas sem experiência, sem currículo anterior e com maior militância é na área de saúde e nas áreas sociais. É muito a cara do Brasil, uma cara que se repete.

- é “preciso olhar com cuidado a possibilidade de movimentos sociais serem controlados pelo Estado. Isso acontece em outros países, Venezuela, Bolívia. Tem sido um recurso bastante usado por governos de recorte popular e pode ter custo para a democracia também, porque você tira autonomia, independência desses movimentos.

A reportagem da Folha de SP ainda complementa com outras pérolas:

- “cerca de 25% tinham filiação partidária: 19,90% eram filiados ao PT, e 5%, a outros partidos. O estudo mostra que a maior parte dos filiados vem do serviço público

- “Os filiados são, em sua maior parte, ‘outsiders’ da esfera pública

- “os indicadores de ‘associativismo’ também impressionam. Um total de 46% declaram ter pertencido a algum movimento social, 31,8% declaram ter pertencido a conselhos gestores e 23,8%, a experiência de gestão local. Apenas 5% pertenceram a associação patronais.

- “nada disso permite conclusões retumbantes, apenas aferir que, de fato, a tese que insiste num forte vínculo sindical, social e partidário está correta

Os resultados da pesquisa permitem chegar-se às seguintes conclusões:

i] uma instituição respeitável como a FGV deveria ser mais criteriosa, em termos científicos, sociais e intelectuais na autorização de pesquisas e no direcionamento de energias, trabalhos e recursos de seus prestigiosos pesquisadores;

ii] a mistura de “ciência encomendada” ou “ciência sob medida” ou “ciência instrumental” com mídia golpista, gobbeliana e partidária, na melhor das hipóteses, é mãe fecunda de totalitarismos;

iii] quando uma mídia sem escrúpulos faz do cientificismo feito de “ciência encomendada” um argumento de convencimento público, ocorre uma perigosa sinergia que visa a justificação de preconceitos para minar a imagem e afetar a representação simbólica de determinados atores sociais no contexto da sociedade e do imaginário social;

iv] a pesquisa e a reportagem que lhe deu publicidade [estranhamente só a FSP] valem menos pelo revelado e mais pelo ocultado, onde processam subliminarmente preconceitos, ódio racial e intolerância com a inserção social e técnica das camadas subalternas.

Com esta pesquisa, a pesquisadora da FGV se assemelha ao anedótico pesquisador da aranha, celebrizado por chegar a conclusões absurdas nos seus experimentos. Vale lembrar a clássica constatação dele de que “aranhas sem patas são surdas”. O pesquisador chegou à estapafúrdia conclusão ao constatar que após extrair as seis patas de aranhas, elas ficavam imóveis ao seu comando em voz alta de “anda, aranha!, anda, aranha!”!

Mentiras deliberadas, mortes estranhas e agressão à economia mundial

Fidel Castro, habitual colunista de BiruTaDoSuL


Numa reflexão falei de barras de ouro depositadas nos sótãos das Torres Gêmeas. Nesta ocasião o tema é ainda mais complexo e difícil de crer. Há quase quatro décadas cientistas residentes nos Estados Unidos descobriram a Internet, da mesma maneira que Albert Einstein, nascido na Alemanha, descobriu em seu tempo a fórmula para medir a energia atômica.

... ...

Um exemplo claro do uso da ciência e da tecnologia com os mesmos fins hegemônicos é descrito num artigo do ex-oficial da Segurança Nacional dos Estados Unidos Gus W. Weiss, que apareceu pela primeira vez na revista Studies in Intellligence, em 1966, embora com real difusão no ano 2002, intitulado Enganando os soviéticos. Nele Weiss atribuísse a idéia de que a URSS recebesse os softwares que necessitava para sua indústria, mas já contaminados com objetivo de fazer com que colapsasse a economia daquele país.

Continuar a leitura ...

Retirada de tropas

Pela democracia, o Senado deve acabar

Rui Falcão, FSP 20/09/2007

A existência do Senado é um desserviço à democracia brasileira. É chegada a hora de discutir o fim do sistema bicameral do país

A absolvição do senador Renan Calheiros pode contribuir, paradoxalmente, para aperfeiçoar a democracia se a reflexão sobre o escândalo transpuser as considerações de caráter circunstancial.

Ler o artigo publicado na FSP ...

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Grandes investidores compram terras no Brasil

Com a moda do etanol, grandes grupos econômicos internacionais estão investindo enormes quantias de dinheiro na aquisição de terras e de usinas de cana-de-açúcar.

Nos tempos em que os governos se preocupavam com a autonomia do nosso país, o problema da aquisição de terras por estrangeiros foi sempre objeto de preocupação. Até os militares, que cederam facilmente nossa indústria ao capital multinacional, fizeram leis rigorosas para impedir que empresas estrangeiras adquirissem porcentagens de terra superiores a certos limites em cada município brasileiro.

Ler todo editorial do Correio da Cidadania ...

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Caiu outro avião: não demorará e Lula será o culpado

Do jeito que as coisas vão, não tardará o momento em que o conservadorismo tucano-pefelento [demos] e sua mídia golpista, gobbeliana e partidária culparão Lula por todas as mazelas e tragédias não só do Brasil, mas do mundo todo.

Diante do surrealismo da mídia nativa, não seria surpreendente se algum espaço mais fanático da mídia golpista, gobelliana e partidária começasse a circular a falseta de que a culpa pela tragédia aérea na Tailândia é do Lula ...

Sem-Mídia, mas Com-Decência e Com-Dignidade

No sábado 15/09 aconteceu uma manifestação em frente ao prédio do golpista, gobbeliano e partidário jornal Folha de São Paulo, na capital paulista. A manifestação é a primeira atividade de um movimento de insurgência à atuação da mídia golpista, gobbeliana e partidária do país.

Na ausência de canais de televisão, emissoras de rádio ou jornais de grande circulação, o epicentro de expressão desse movimento é a internet. Os “sem-mídia” se organizam num universo cada vez mais efervecente de blógues e saites de análises, opiniões e também de notícias publicadas com decência e dignidade. Esse BiruTaDoSuL faz parte muito modestamente desse “bando”.

Notícias sobre o movimento podem ser lidas no Cidadania.Com, no Conversa Afiada e no Vi o Mundo.

Ler o Manifesto dos Sem-Mídia, cuja íntegra foi protocolada e entregue à Folha de São Paulo.

Metade do dia

Metade do dia
Passa silenciosa e inexorável
Mais aproximando a lua da noite
Do que iluminando com o sol
A outra metade do dia ainda porvir
Deixando, assim, o sol do dia

No ocaso de outra lua que domina