terça-feira, 24 de julho de 2007

Coisas de energúmeno

A ida dos deputados Marco Maia e Efraim Filho da CPI da crise aérea aos Estados Unidos para acompanharem [sic sic sic] a apuração dos dados das caixas-pretas do avião da TAM, é no mínimo patética. Assim como também é a autorização de viagem concedida pela Câmara dos Deputados.

Os nobres deputados, fiéis exemplares de “excelências de Brasília”, não poderiam se furtar a falar tantas aberrações sobre as causas da tragédia. Com a proeza de apresentarem resultados antecipados em relação ao trabalho que foram acompanhar e sobre o qual só terão acesso depois de 24 horas de terem declarado as bobagens que declararam.

******

O deputado Efraim Filho é filho do Senador Efraim Morais, aquele que presidiu a CPI golpista do fim do mundo. Os dois são DEMOS-cratas.

domingo, 22 de julho de 2007

Surreal

A condecoração da Aeronáutica à diretoria da ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil feita na sexta-feira passada é tão surreal quanto a atuação da mídia golpista e da direita brasileira em torno da tragédia com o avião da TAM.

Necrocombustíveis

Por Frei Betto

O prefixo grego bio significa vida; necro, morte. O combustível extraído de plantas traz vida? No meu tempo de escola primária, a história do Brasil se dividia em ciclos: pau-brasil, ouro, cana, café etc. A classificação não é de todo insensata. Agora estamos em pleno ciclo dos agrocombustíveis, incorretamente chamados de biocombustíveis.

Este novo ciclo provoca o aumento dos preços dos alimentos, já denunciado por Fidel Castro. Estudo da OCDE e da FAO, divulgado a 4 de julho, indica que “os biocombustíveis terão forte impacto na agricultura entre 2007 e 2016.” Os preços agrícolas ficarão acima da média dos últimos dez anos. Os grãos deverão custar de 20 a 50% mais. No Brasil, a população pagou três vezes mais pelos alimentos no primeiro semestre deste ano, se comparado ao mesmo período de 2006.
Ler o artigo ...