sábado, 16 de junho de 2007

Olívio Dutra, 66: homem e monumento; moinho e vento

Nessa província gaúcha sentimos as alegrias e especialmente as dores, de modo diferente de como as sentem nossos irmãos das outras províncias do Brasil. Aqui costumamos sentí-las com dramaticidade, como dores lancinantes e de cortante agudeza.

Mas também aqui, em sensações dialeticamente equivalentes, encontramos entre nós maior força de cura, elaboração e superação das dores. Porque por aqui temos a honrosa oportunidade de coexistir humana e politicamente com seres diferenciados [ou simplesmente diferentes].

Daquele tipos que politizam a existência e humanizam a política; que tocam a alma porque só o que vale é purgar os pedaços de morte” dos corações. Daqueles “antiquados” que fazem política pela simples razão de acreditarem que é através dela – da Política - que se realizam os bons e melhores sonhos libertários e emancipatórios.

Nos 66 anos do Olívio Dutra, celebrados ontem à noite por centenas de amigos/as, companheiros/as e camaradas, o Flávio Koutzii – outro monstro desse gênero “antiquado” - foi escolhido para homenagear o Olívio em nome da “comunidade dos Petistas”.

Na melhor têmpera poética-revolucionária, Flávio assim falou de/ao nosso Mestre, Amigo, Irmão, Companheiro e Camarada Olívio:

Olívio,
Tu me desculpe a intimidade,
mas o cara mais parecido com o Laçador que conheço
És tu!
Os ventos passam
E tu ... firme, ali!
Nem o furacão te move.
As águas da chuva te tocam
E tu .... firme, ali!
Nem a tempestade te arrasta
Às vezes é o fogo, até amigo, que te atinge,
E tu ... firme, ali!
Nem o maior incêndio te queima.
O tempo, que é mais que tudo, passa,
E tu ... firme,sempre ali!
Nem as costas curvas,
Nem o olhar turvas.
Lembro da carta de Theo a Van Gogh, que dizia:
“Já não há moinho, mas o vento ainda sopra”
Palavras que me fazem pensar que
Tu és vento e moinho
O Laçador é monumento.
Tu Olívio,
Tu és um homem e um monumento.

Novo jeito de descortesia e incivilidade

Deu na Página10 da ZH de hoje, 16/06: “Sem a presença da governadora Yeda Crusius, o secretário da Segurança, José Francisco Mallmann, e o chefe da Casa Civil, Luiz Fernando Záchia, fizeram as honras da casa na assinatura de convênios com o Ministério da Justiça ontem. Mallmann se desculpou com o ministro Tarso Genro pela ausência de Yeda, que permaneceu em Canela depois de encontro com os governadores do Sul na quinta-feira”.

A governadora Yeda CrusiusCredo decerto estava ocupadíssima com algo importante e inadiável na residência oficial em Canela para não receber o Ministro Tarso Genro, aquele que tem assegurado os únicos investimentos feitos na área da Segurança Pública gaúcha.

A governadora, que se notabiliza em produzir doze conflitos em cada seis relações estabelecidas, também revela uma peculiar incapacidade de estabelecer relações de cortesia e civilidade política. Ou, pelo menos, de agradecimento.

Lula e o calvário do Renan Calheiros

Tá certo que a Rede Globo tem seus interesses na ruína do Renan e nos desdobramentos de sua queda, e que por isso escarafunchou o que pôde para demonstrar as gritantes contradições na defesa apresentada pelo presidente do Senado.

Mas também pudera: a própria instituição – conhecida como “Senado da República” – foi longe demais no arreglo monumental para salvar Renan. Agiu com tamanho deboche no exame dos documentos que tiraria a paciência do mais calmo e idiota dos mortais.

Lula capitaliza em vários aspectos com o calvário de Renan, independente do resultado do julgamento na Comissão de Ética do Senado na próxima semana:

i] desgastes no Congresso o fazem ainda mais rochedo do que já é;

ii] aumenta o cacife próprio no carteado com o PMDB;

iii] tira o foco do Vavá;

iv] se Renan se safar, o será por mérito do time do Planalto no Senado;

v] conhece um revolucionário modelo de produção pecuária que lhe permite atualizar os índices de produtividade para avaliação de latifúndios com fins de reforma agrária.

Quem quiser sugerir outros possíveis desdobramentos, pode enviar para birutadosul@gmail.com.

sexta-feira, 15 de junho de 2007

diZerEs de camInHão: ainda sobre imortais

Vem do Iagê, que escreve no Nuestro Vino, uma variação sobre a imortalidade, escrita em postagem anterior na seção diZerEs de camInHão desse blógue:
“Imortal, só a Dercy Gonçalves

Biocombustíveis versus alimentos

O relator especial das Nações Unidas para a Alimentação, o suíço Jean Ziegler, disse que “produzir etanol a partir de alimentos condenaria à morte por fome a centenas de milhares de pessoas no mundo”.


Ziegler acusou de hipócritas Estados Unidos, União Européia y Japão por estimularem a produção de álcool para diminuir a dependência de petróleo importado. “Existe um grande perigo para o direito à alimentação devido ao desenvolvimento dos biocombustíveis” declarou Ziegler em uma coletiva de imprensa no marco do Conselho de Direitos Humanos da ONU.


Ziegler acrescentou ainda que além da perda de vidas devido à fome, a adoção dos biocombustíveis já causa o aumento significativo do preço dos alimentos no mundo, como o que já ocorre no México, onde o preço do milho subiu 16% com o crescimento da demanda para biocombustíveis. [Fonte: Prensa Latina]


BiruTaDoSul tem trazido ponderações acerca dessa questão, que longe de configurar consenso, abre polêmica longe de serem superadas. À ver o que já foi aqui escrito.

Mangabeira, o “Confúncio do Planalto”, seria “Ministro” de Dantas

Mangabeira Unger, o “Confúncio do Planalto” cuja posse como Ministro foi adiada novamente, desta vez para a próxima terça-feira 19/06, é [ou era até a noite de ontem, 14/06] funcionário do Banco Opportunity, do sinistro banqueiro Daniel Dantas.

A informação foi publicada em primeira mão por Samuel Possebon na Teletime News, e terá repercussão na Carta Capital que vai às bancas hoje.

Um trecho da reportagem de Samuel, cujo conteúdo pode ser lido na íntegra no blógue Conversa Afiada:
Mas por que Mangabeira deve ser chamado de funcionário de Dantas, e não da BrT? Porque só o grupo de Daniel Dantas pode demiti-lo ou poderá contratar alguém no seu lugar como ‘trustee’ da Brasil Telecom. Aliás, Mangabeira precisaria ter informado o Opportunity antes de se demitir”.

Diante de tais revelações, não seria crível a nomeação do “Confúncio do Planalto” como Ministro da República. Salvo, evidentemente, na eventualidade de um surto kamikaze do Presidente Lula, que contrariaria os próprios interesses e importaria, por antecipação, um novo problemaço. Nesta eventualidade, o “Confúncio” não seria Ministro da República, mas sim Ministro do Dantas.

quinta-feira, 14 de junho de 2007

Samuel Pinheiro Guimarães nos leva à Era dos Gigantes

O embaixador de carreira Samuel Pinheiro Guimarães, que ocupa a função de Secretário-Geral do Itamaraty – equivalente ao cargo de Vice-Ministro de Relações Exteriores -, conquistou o prêmio Juca Pato de Intelectual do Ano de 2006.

O prêmio refere-se à obra “Desafios Brasileiros na Era dos Gigantes”, que Samuel Pinheiro Guimarães lançou no ano passado pela Contraponto Editora. “Desafios Brasileiros” é exuberante em informações, no didatismo e na fundamentação histórico-social. Deveria receber referência de uso obrigatório no ensino médio brasileiro.

Tendo tido o privilégio de ler as partes do livro à medida em que o autor generosamente me brindava com o envio dos capítulos concluídos, confesso ter sido tomado, já à primeira vista, por verdadeiro fascínio. No intervalo entre um capítulo e outro, a ânsia em receber o capítulo subseqüente para submergir fundo nessa experiência de ser brasileiro.

É, sem dúvidas, uma obra clássica e marcante, indispensável à formação de consciência e valores contra-hegemônicos que possam iluminar a construção da nossa identidade enquanto povo e nação.

Samuel Pinheiro Guimarães acumula uma notável produção literária, mas é com o quilate de “Desafios Brasileiros” que ele passa a freqüentar a galeria dos principais pensadores clássicos do Brasil.

Samuel, além disso, comprova sua excelência autoral para além do terreno literário. Ele é um dos principais artífices da política externa brasileira, uma obra que vem fornecendo ao Brasil do século 21 as pistas e os caminhos para a superação das disparidades regionais e sociais.

Essa condição, de “capitão e artífice”, dá somente a Samuel a indiscutível autoridade e contemporaneidade para escrever os urgentes “Desafios Brasileiros na Era dos Gigantes”.

diZerEs de camInHão

Para a seção diZerEs de camInHão” do BiruTaDoSuL, diretamente do apara-barro dum caminhão que circulava pela ruas e avenidas do bairro Azenha de Porto Alegre, vem o seguinte dito popular:

Imortal é aquele que fica perto de cemitério

Mangabeira, o Confúncio, quer servir a dois senhores

Mangabeira Unger, o Confúncio do Planalto [+ sobre o biografado], oferece outra chance de ouro para o Presidente Lula não ter de nomeá-lo Ministro da Secretaria Especial de Planejamento Estratégico. Confúncio do Planalto, desse modo, acrescentaria ao seu robusto currículo de pensador, o título de ex-futuro SeALOPRA ou ex-futuro SePLÉGICO.


O motivo da hora, segundo o Valor Online: numa carta enviada no dia 23 de maio à Justiça americana, Mangabeira aventou a possibilidade de acumular o cargo de ministro com o de representante legal [“trustee”] da Brasil Telecom [BrT] nos Estados Unidos. A carta, datada de 23 de maio, é parte da disputa judicial que o professor de Harvard vem travando com a BrT. No documento assinado pelo advogado David A. P. Brower e endereçado ao juiz Edward F. Donnelly, do Tribunal de Sucessões e Família de Middlesex, no Estado de Massachusetts, Mangabeira diz, por meio de seus advogados, que decidiu não renunciar ao cargo de “curador do ‘Trust’” nos Estados Unidos.

(...) o professor”, diz a carta, “acredita, após levar em consideração a questão levantada pelo tribunal na conferência de 10 de maio de 2007, que disporá do tempo necessário para se desincumbir de suas responsabilidades como Curador e que, de fato, suas permanências mais freqüentes no Brasil poderão ecoar em benefício do ‘Trust”.

Assim sendo, o professor Unger estará viajando entre o Brasil e a cidade de Cambridge muito regularmente (provavelmente a cada duas semanas) e estará disponível de forma geral para cumprir a agenda deste tribunal”, diz a carta.


Mangabeira Unger, o Confúncio do Planalto, que já serviu à direita lacerdista pedindo o impeachment do presidente Lula em 2005; que já serviu a Daniel Dantas e que já serviu à BrasilTelecom, agora quer servir a dois senhores. Assumindo, explicitamente, que “suas permanências mais freqüentes no Brasil poderão ecoar em benefício do ‘Trust”.

Depois desta, só “motivos muito superiores” e inexplicáveis justificariam a nomeação do Confúncio como Ministro SePLÉGICO. BiruTaDoSul pergunta aos seus escassos leitores se entenderiam razões para a nomeação do Confúncio mesmo nessas condições.

Descendo a ladeira

O governo Yeda CrusiusCredo colhe desde cedo o fruto que plantou. Na pesquisa do DataUlbra, Yeda recebeu 43,3% de avaliação ruim e/ou péssima, contra 16,1% de bom e/ou ótimo. Mais informações sobre a pesquisa podem ser obtidas no saite da Carta Maior – clica para acessar a matéria. O curioso é que nenhum outro veículo da imprensa divulgou o assunto.

FARC e conflito da Colômbia na TV Cultura

A TV Cultura inicia hoje no Jornal da Cultura das 10 da noite a exibição de uma série de boletins sobre a atuação das FARC [Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia] e a situação do conflito de quase 50 anos na Colômbia.

Nos dias 20 e 27 deste mês, às 9 da noite, serão exibidos documentários, nos quais o conflito é apresentado a partir de uma abordagem panorâmica.

Inéditos de Frida Kahlo e Diego Rivera

Foram revelados no México vários trabalhos inéditos de Frida Kahlo e Diego Rivera – um rico acervo composto de pelo menos uma centena de desenhos e rascunhos de pinturas, além de correspondências, manuscritos e textos. O material estava armazenado num “quarto secreto” [banheiro que teve o acesso tapado] da Casa Azul, que foi a residência de Frida convertida em Museu após a morte da pintora, ocorrida em 1957.

Todo o material está sendo finalmente revelado, transcorridas mais de quatro décadas, em respeito à determinação dos próprios pintores, que fixaram tal prazo para sua revelação.

Frida e Diego foram dois pintores e artistas extraordinários do século XX, verdadeiros criadores com trajetórias marcadas pelo engajamento criativo e o ativismo político humanista. Que o inédito acervo deles circule em breve em muitas exposições em todas as partes do mundo.

terça-feira, 12 de junho de 2007

Álvaro Linera Garcia: uma consciência latente na Bolívia

O jornal argentino Página12 publicou na edição de ontem 11/06 uma entrevista com Álvaro García Linera, o atual Vice-presidente da Bolívia.
Álvaro García é um intelectual de enorme solidez e preparo. O precursor na atualidade das teorias sobre o indigenismo. Nessa entrevista expõe de maneira clara a natureza do processo de transformações na Bolívia e as perspectivas do novo poder que lá se constrói.
Para ler a entrevista, clicar aqui.

Quando a foto imita a ficção

Os dois presidentes da foto deveriam estar doidos pra atirar nas brasas desse fogo os respectivos demônios do presente que os acompanham.

Confúncio será Ministro, mas não será SeALOPRA e sim SePlégico

Apesar das idas e vindas, Mangabeira Unger, o Confúncio do Planalto tomará posse mesmo no “cargo sagrado” - como o próprio define – de Ministro da Secretaria Especial de Planejamento Estratégico, novo batismo para o órgão mais afim ao personagem, que se chamava Secretaria Especial de Ações de Longo Prazo, com a apropriada sigla SeALOPRA.

Desse modo, com a posse que ocorre amanhã 13 de junho, o Confúncio do Planalto, já portador de títulos imponentes como o de conspirador arrependido, “truster” da BrasilTelecom, consultor e amigo de Daniel Dantas, incorporará o título de Ministro SePlégico. Seja lá o que isso quer dizer, além de um nome feio.

BiruTaDoSuL já publicou outros comentários a respeito do filósofo, que podem ser relidos acessando aqui Confúncio no Planalto, Confúncio não quer perder boquinha e Confúncio pode ser preso na Itália.

segunda-feira, 11 de junho de 2007

Frei Betto fala sobre corrupção, PT e política

Na entrevista de 2ª na Folha de São Paulo, Frei Betto emite opiniões sobre combate à corrupção, o PT e outras questões da política e do Brasil.
BiruTaDoSuL destaca os seguintes trechos da entrevista, que assinantes UOL ou da FSP lêem na íntegra através desse linque:

FOLHA - Isso é suficiente?[o aperfeiçoamento da PF e a integração daquela com o MP]

FREI BETTO - Se amanhã vem outro governo e faz refluir essa ação da PF, esse governo ficará sob suspeita da opinião pública.

Há uma nova cultura sendo criada, de que não há intocáveis na sociedade brasileira. Não importa qual o nível social do criminoso. É claro, precisamos ter critérios, não podemos cair em uma caça às bruxas, isso seria extremamente perigoso. Por isso é importante não ideologizar nem partidarizar a atuação de qualquer polícia.

A PF está se qualificando muito do ponto de vista tecnológico e do preparo dos agentes. Eles estão ficando com a cara do FBI [escritório de investigação dos EUA]. A PF está virando uma referência mundial.


FOLHA - Pessoas próximas ao presidente se envolveram em dossiês contra adversários e, agora, um amigo é acusado de ser dono de bingo. O irmão do presidente é acusado de de ser lobista. O sr. conhece Lula faz tempo. Era possível imaginar que isso aconteceria?

FREI BETTO - Foi uma grande surpresa. Quanto ao Vavá, acho que é inocente. Ele tem bom coração, para ele todo mundo é bom, às vezes é ingênuo até demais. Quanto aos outros, foi surpresa, mas devo dizer que nunca fui próximo a essa turma. Não quero fazer prejulgamento, vamos esperar. Continuo aguardando que o PT cumpra a promessa de investigar e, se preciso, punir os envolvidos em todos os escândalos. Mas, até agora, não aconteceu nada.


FOLHA - Qual a principal característica desse governo?

FREI BETTO - O governo Lula fez uma grande reforma na pintura e na disposição da casa, mas não mexeu na estrutura da casa. A palavra mais forte do discurso de posse do primeiro mandato foi mudança. E as mudanças não ocorreram. Há iniciativas positivas na área social, no combate à corrupção, a Marina Silva no meio ambiente. Agora, vindo o outro governo, infelizmente a estrutura da casa permanecerá a mesma.

Nada garante que essas iniciativas passem a ser políticas de Estado. Hoje, elas são políticas de governo. Não tem reforma agrária, não tem reforma previdenciária que realmente onere os mais ricos.


FOLHA - O sr. se sente frustrado pelo tempo que passou no governo?

FREI BETTO - A vida inteira, não fiz outra coisa que não querer mudar. Já não creio que vou participar da colheita, mas faço questão de morrer semente.

Houve um tempo em que achei que meu tempo pessoal se confundiria com o tempo histórico.

Não vou dizer que as coisas andaram para trás. Têm melhorado. Depende também de toda uma conjuntura mundial.

Há maior insatisfação com esse processo de "globocolonização". A questão do ambiente criou um nó porque atinge indistintamente todas as classes sociais e todos os países.

Quem sabe o meio ambiente, para surpresa da velha esquerda, não será uma ferramenta de mudanças radicais no planeta?

O grande problema no Brasil é que a nossa democracia é meramente virtual, porque a sociedade fica vendo de baixo a ilha da fantasia sem ter mecanismos de interação com ela.


FOLHA - E o que aconteceu com o programa do PT? O Lula se "emancipou" do PT?

FREI BETTO - O PT virou sujeito oculto ou correia de transmissão, quando deveria ser justamente a voz da sociedade junto ao governo, é papel do partido, e não ser a voz do governo junto à sociedade. O lulismo superou o petismo.

Os religiosos e suas contradições

No 1º Congresso do PSOL, Heloísa Helena foi vaiada ao discursar pondo em dúvida a tragédia sofrida por mulheres obrigadas à prática do aborto clandestino, mantendo sua “convicção espiritual e científica” contra o aborto.

Enquanto isso, durante a 11ª edição da Parada Gay, o pastor evangélico Gelson Piber demonstrou visão nada arcaica, dizendo que “Deus aceita a gente como a gente é”.

domingo, 10 de junho de 2007

Um Brasil por ser entendido para ser transformado

Num intervalo de quatro dias, dois mega-eventos ocorridos em São Paulo dão muito o que pensar sobre a complexa realidade social brasileira e a inviabilidade das transformações no Brasil a partir da perspectiva que fenômenos sociais importantes ainda são considerados - de maneira tangencial, quando não com indigência - pela esquerda.

No 07/06, a 15ª Marcha para Jesus da Igreja Renascer [clicar para ler comentário] reuniu mais de 3 milhões de pessoas. Hoje, 10/06, a 11ª Parada Gay contra o racismo, a homofobia e a intolerância reuniu mais de 3 milhões e quinhentos mil pessoas.

Sucessão sem re-eleição no Uruguay

No Uruguay, o Presidente Tabaré Vázquez se declara contrário à instituição do dispositivo da re-eleição, e com isso se abrem as especulações no âmbito da Frente Ampla para saber quem poderá se apresentar eleitoralmente em 2009 como seu herdeiro e sucessor. Os nomes dos Ministros Danilo Astori [Economia] e José Mujica [Agricultura e Pecuária] já despontam no debate interno da Frente Ampla, mais aprofundando divergências do que construindo consensos.

Não se especula que a posição do Presidente seja alguma manobra diversionista para ser aclamado posteriormente como candidato. Por isso a disputa interna na Frente Ampla ganhará novo dinamismo nos próximos meses.

Biocombustíveis: problema ou solução?

A FAO – Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação tem realizado sistematicamente estudos a respeito do impacto da implementação em escala mundial de um programa energético baseado no desenvolvimento dos biocombustíveis.

No mais recente estudo, a FAO [clique para acessar FAO] detecta haver uma elevação de 9% dos gastos mundiais com importações alimentares em função não somente do aumento de consumo, como também do aumento dos preços dos comodities agrícolas, que pode estar associado ao pretenso uso energético.

A elevação destes custos, segundo a FAO, atinge de maneira mais severa os países mais vulneráveis economicamente, menos desenvolvidos e mais deficitários em termos de alimentos. Quer dizer: os pobres pagam a maior parte da conta.

De acordo com o economista da FAO Adam Prakash, “a importação de alimentos para os países menos desenvolvidos em 2007 custará de forma aproximada 90% mais do que custava em 2000, apesar de que o aumento do volume de alimentos importados ter sido de apenas 22% no mesmo período.

Os preços das sementes oleaginosas com potencial de aplicação energética continuam subindo, assim como os preços das matérias-primas agrícolas [soja, milho] para várias cadeias produtivas, como de alimentação, aves e suínos, gerando um aumento exponencial dos custos alimentares no mundo, principalmente das carnes e lácteos, que subiram 46% desde novembro de 2006.

A questão alimentar é apenas um dos muitos ângulos a serem considerados na adoção em larga escala de programas energéticos baseados em biocombustíveis. A essa problemática devem ser agregadas as preocupações de ordem agrária, tecnológica, ambiental e cultural, que não estão sendo adequadamente balanceadas na condução desta política.
Não se pensar globalmente esta questão pode criar no futuro situações kafkianas de famintos sem ter o que comer mas andando de carro.