sexta-feira, 1 de junho de 2007

Conversa Afiada: Mangabeira, o Cunfúncio do Planalto, pode ser preso na Itália

Não é só com Daniel Dantas que o Ministro da SeAlopra [Secretaria de Ações de Longo Prazo], Mangabeira Unger, tinha [ou tem] relações perigosas.

O pensador fez parcerias com outro santo: o mega-especulador Naji Nahas, que quebrou a Bolsa brasileira nos anos 80.

Por conta das confusões que participou com essa turminha da pesada em relação à BrasilTelecom e Telecom Itália, o Confúncio do Planalto pode ser preso na Itália, como revela Paulo Henrique Amorim no Conversa Afiada.

Confúncio do Planalto não quer perder boquinha “sagrada”

Mangabeira Unger, “Confúncio brasileiro” e pensador que em 2005 acusou Lula de corrupto com grande virulência e foi o primeiro lacerdista a pedir o impeachment do Presidente, faz de tudo para permanecer Ministro da Secretaria de Ação de Longo Prazo.

A propósito I: a sigla da Pasta que dirigirá é SeAlopra.

Ele esteve ameaçado de perder o cargo que ainda nem tinha assumido em função de imbróglio judicial que tem com a Brasil Telecom por desentendimentos do período que trabalhou com Sua Santidade Daniel Dantas.

A propósito II: o Confúncio brasileiro, que não quer perder por nada a boquinha de realizar sua “Missão na Terra”, diz que o cargo de Ministro que ocupará é “sagrado” [tóing!!].

BiruTaDoSuL publicou tempos atrás outras “obras completas” sobre o Confúncio brasileiro, que valem ser lidas através de uma clicadinha aqui

Fórum Social de 2009 no Brasil. Mas muito longe de Porto Alegre

Em 2009 a etapa mundial do Fórum Social Mundial será novamente centralizada e ocorrerá em Belém do Pará. Esta foi a decisão do Conselho Internacional do FSM que está reunido na Alemanha por esses dias, e que atribui centralidade à encruzilhada ambiental em que se encontra o mundo diante do aquecimento global e suas graves conseqüências.

Fossem outras as condições políticas e “ambientais” de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul que não o retrocesso conservador que se verifica, seriam maiores as probabilidades do Fórum realizar novamente uma etapa mundial no seu berço. Em outros tempos, Porto Alegre conseguia debater todos os temas contemporâneos de interesse da humanidade, inclusive a problemática ambiental.

Assim, será a primeira vez que o Fórum Social Mundial ocorre no Brasil mas muito longe de Porto Alegre. É, sem dúvida, uma derrota para Porto Alegre.

Espera-se que as más línguas neoliberais que acusavam o PT pela ida da Ford para a Bahia agora expliquem porque mandaram o Fórum para o Pará.

quinta-feira, 31 de maio de 2007

A revolta das “Angélicas”

Na Folha de São Paulo desta quinta-feira 31/05 Frei Betto assina o indignadíssimo artigo A Polícia Federal e “Os Intocáveis”, onde diz coisas como: “Com a Operação Navalha, afirmam que a PF está ‘exagerando’. Para estourar a boca de fumo, é chute na porta, barraco revirado”.

Desde que me entendo por gente, ouço dizer, sem poder discordar, que vivemos no país da impunidade. A polícia e a Justiça punem apenas os pobres passageiros atulhados nos porões deste imenso navio cargueiro chamado Brasil, que flutua nos mares do Sul. No convés, os camarotes vivem infestados de larápios, corruptos, estelionatários, sonegadores, contrabandistas, contratadores de trabalho escravo e toda sorte de bandidos, imunes e impunes.


Ou seja, a elite acha que quando se trata das Angélicas, vale tudo. Mas quando toca no seu, é um ai ai ai, ui ui ui ...

Assinantes da FSP ou UOL podem ler o conjunto dessa justamente irada ópera através desse link.

Populistas ou “mudancistas”?

O comportamento eleitoral da população no continente latino-americano vem revelando o descolamento social em relação aos partidos e caciques políticos tradicionais. As escolhas populares têm-se dado a partir do estabelecimento de bases identitárias entre o povo e as novas lideranças políticas vinculadas a blocos históricos contra-hegemônicos.

Os fenômenos eleitorais dos últimos dez anos na América Latina demonstram que a maioria pobre do povo é tocada e sensibilizada diretamente pelas políticas públicas de Estado e pela identificação com as lideranças que as desenvolvem ou que podem desenvolvê-las.

É neste contexto que se pode notar a perda relativa de influência da mídia, da “classe média” e dos “formadores de opinião” na escolha do voto feita pela maioria do povo. O cabresto, em última instância, já não é a mesma arma do poder oligárquico como antigamente.

Os governos que surgem na América Latina, em conseqüência, deflagram a transição do neoliberalismo para modelos nacionais de desenvolvimento com justiça social. Iniciam, com o atraso de séculos, a realização de mudanças emancipatórias.

A direita do continente esperneia diante dessa realidade. Não hesita em aludir ao nascimento de uma nova geração de “populistas, caudilhos e líderes totalitários” na região.

Um importante pensador argentino, Ernesto Laclau, autor do livro “La razón populista [Fondo de Cultura Econômica, 2005]”, em entrevista ao jornal Clarín de 19/05/07 sustenta que o atendimento a demandas sociais históricas não autoriza a adjetivação preconceituosa de governos ou líderes políticos que as realizam como “populistas”.

Laclau também acredita que “a ameaça para as democracias na América Latina não vem dos ‘populismos’, mas sim do neoliberalismo”.

A entrevista do Clarín, na íntegra:

El argentino Ernesto Laclau es uno de los más lúcidos filósofos de la política contemporáneos. Autor de varios ensayos —el último de ellos, La razón populista—, sus trabajos son referentes internacionales. Vive en Londres desde hace casi 40 años y dicta clases en diferentes universidades del mundo. Esta vez llegó a la Argentina invitado por Centro de Estudios sobre Democratización y Derechos Humanos de la Universidad de San Martín para participar de seminarios y coloquios y conversó con Clarín sobre la realidad política latinoamericana.

—A partir de sus trabajos el populismo dejó de ser una mala palabra para muchos. ¿Cómo hizo?

—Hice lo que los cristianos con la cruz, que era un signo de oprobio y ellos la transformaron en algo positivo. En el sentido que yo lo planteo, populismo son las demandas de los de abajo que todavía no están demasiado inscriptas en el discurso político, pero que empiezan a expresarse. Es en ese sentido que pienso que el populismo es un fenómeno positivo. Claro que esto puede ir en sentidos divergentes, porque hay populismos de derecha o de izquierda.

—Las críticas desde EE.UU. o Europa se concentran en Chávez como adalid del populismo de izquierda.

—He estado en Venezuela el año pasado y he visto cómo se va dando el proceso en esa sociedad. Antes del momento chavista esas demandas populares no se podían vehiculizar, hoy eso es posible. Antes de la llegada de Chávez lo que existía en Venezuela era un régimen superclientelístico de gestión de la cosa pública, como en la Argentina del '30. Cuando las demandas de las bases no encuentran inscripción en los modelos institucionales normales se da la identificación con un elemento trascendente que es la figura aglutinante del líder. Eso es un rasgo general de todos los regímenes populares, no sólo en América Latina. El gaullismo en Francia era un fenómeno similar.

—¿Y el exceso de personalismo de algunos gobernantes no puede amenazar a la democracia como sistema?

—No lo creo. La amenaza para las democracias en América latina no viene de los populismos sino del neoliberalismo. Los mayores atentados contra la democracia en la región han ocurrido en regímenes como el de Videla, con Martínez de Hoz o con Pinochet y los Chicago Boys, en Chile. Lo que ocurre es que en el populismo están los dos elementos, la movilización desde abajo y la identificación desde arriba. Y lo que los discursos de la derecha tratan de decir es que sólo es la identificación desde arriba con el líder lo que cuenta y no ven el proceso de la movilización desde abajo, pero los dos elementos están en tensión. Muchas veces la identificación con el líder se confunde con autoritarismo, pero puede haber identificación con el líder y movilización de masas al mismo tiempo que aumenta la participación democrática.

—¿Qué pasaría si sobreviene una crisis en los ingresos económicos de Venezuela. ¿Podría mantenerse la actual forma de gobierno?

—Yo no sé lo que pasaría, es difícil definirlo. Cuba está recibiendo de Venezuela tanto como recibía de la URSS, y eso es una buena cosa para Cuba, porque se va latinoamericanizando en la medida en que entra dentro de este proceso más global. En los años '40 Abelardo Ramos había escrito un libro, América Latina, un país, que hablaba de la posibilidad de la latinoamericanización de un proceso económico de carácter nacional y parecía una utopía absoluta. Ahora, con la conformación del Banco del Sur por ejemplo y la ruptura con el FMI y el Banco Mundial que impulsa Venezuela y también Kirchner, a su manera, estamos en una buena perspectiva.

—Kirchner también es acusado de populista...

—Yo al presidente Kirchner lo veo positivamente; no entiendo bien el sentido de esta transición a que Cristina sea presidenta, pero de todos modos no me parece mal, ella es una dirigente dura y buena y me parece que la Argentina se está orientando muy bien en las opciones latinoamericanas. La alianza de Kirchner con Chávez es perfectamente clara en esa dirección.

—¿Y cómo ve el presente del Mercosur?

—El Mercosur es la perspectiva real para América latina de avanzar hacia una alternativa respecto de la política de EE.UU. O bien se reafirma el proyecto del Mercosur y avanzamos en la dirección de una alternativa respecto de la política estadounidense o bien lo que va a ocurrir es una cooptación de los países latinoamericanos al proyecto norteamericano. Por eso es fundamental avanzar hacia un proyecto multilateralista y que la comunidad europea consiga constituirse como entidad autónoma. Si eso ocurre, proyectos como el Mercosur van a tener una forma de integración política. Pero si no se consigue y el unilateralismo de EE.UU. se impone yo creo que ...todo verdor perecerá.

quarta-feira, 30 de maio de 2007

Quando é no morro, ninguém grita que é abuso

O vice-presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Nino Oliveira Toldo, acha que as denúncias de eventuais abusos dos juízes federais nas Operações da Polícia Federal - uma reclamação de advogados criminalistas - não é válida.
Leia a matéria no Terra Magazine.

Paraguay no roteiro da esquerda

Interessante entrevista com Fernando Lugo, a novidade na política paraguaia, pode ser lida no saite do Brasil de Fato. Lugo é um ex-bispo que abandonou a batina em janeiro deste ano sob a ira do Vaticano e foi lançado candidato à eleição presidencial do Paraguay de 2008 pela coalizão de esquerda Tekojoja - que na língua guarany significa igualdade.

Fernando Lugo poderá pôr fim a 60 anos de domínio do Partido Colorado do ex-ditador Strossner, e assim colocar o Paraguay no roteiro de governos pós-neoliberais do continente latino-americano.

Para ler Fernando Lugo por inteiro e conhecê-lo um pouco mais, bem como as idéias de mudanças que poderão soprar no Paraguay, acesse aqui o Brasil de Fato.

As idéias não se matam

Com os cem bilhões de dólares que, em apenas um ano, caem nas mãos de Bush para continuar cobrindo de luto os lares iraquianos e norte-americanos, poderiam ser formados 999.990 médicos, os quais poderiam atender dois bilhões de pessoas que não recebem atualmente atendimento médico nenhum no mundo. É pouco ou quer mais?!?!

Com esta nova reflexão, Fidel Castro aos poucos vai re-ocupando a cena pública e seu aguardado protagonismo na geopolítica mundial. O conjunto dessa nova ópera del Comandante pode ser lida no Granma Internacional, já traduzido para o português.

A respeito do estado de Fidel, Ricardo Alarcón [Presidente da Assembléia Popular] disse nessa terça-feira que “Fidel Castro tem se recuperado muito, está marchando muito bem em sua evolução, nas suas análises de muita atualidade, e está acompanhando o que acontece no mundo e em Cuba de perto.”.


Alarcón disse ainda que Fidel voltará a exercer suas tarefas como presidente de um modo que possa assegurar que esteja mais tempo à frente de suas responsabilidades com a ilha caribenha e com o mundo.

terça-feira, 29 de maio de 2007

Zuleido e comparsas não são “Angélicas”

Zuleido Veras, dono da Gautama, a motogirl de propinas Maria de Fátima Palmeira e outros funcionários da gang conseguiram hábeas corpus expedido pelo Ministro do Supremo Tribunal Federal na noite dessa terça-feira 29 de maio.

Como não são “Angélicas”, precisaram de um único pedido de hábeas corpus para conquistarem a liberdade depois de sete dias de cana numa cela da Polícia Federal em Brasília.

Angélica Aparecida de Souza Teodoro, jovem negra, pobre e desempregada, presa por furtar um pote de margarina de R$ 3,20 para alimentar o filho faminto, teve três hábeas corpus recusados no Tribunal de Justiça de SP e só foi libertada depois de puxar 128 dias de cana pesada no Cadeião Pinheiros.

Só foi libertada depois do quarto pedido de hábeas corpus, então no STF. A sina de Angélica pode ser lida aqui.

Férias necessárias

Marco Aurélio Garcia [MAG], de passada por Porto Alegre rumo a férias no exterior, saiu-se com a seguinte pérola sobre as últimas derrotas eleitorais do PT no Rio Grande do Sul: “Os dirigentes que têm a hegemonia aqui devem explicações. Há uma tendência simplificadora de descarregar tudo para fora. Há problemas nacionais, claro, mas é preciso uma reflexão, sobretudo em um Estado que foi um laboratório de experiências exitosas.” [Zero Hora, Página 10].

MAG precisa mesmo de férias. Sorte que as gozará bem longe daqueles simplificadores [expressão do próprio] que fornecem asneiras sem sentido pra ele proferir. Não seria nada mal se na volta das férias o Marco Aurélio, como dirigente nacional do PT, ajudasse a buscar as explicações [outra expressão dele] a muito aguardadas sobre a desfiguração causada ao PT pelo campo do qual faz parte. Para que assim todos os petistas deixem de ser confundidos com delúbios e silvinhos land-rovers da vida.

Os homens e seus provedores

Renan Calheiros vincou aspectos de ordem pessoal, da sua privacidade nas explicações feitas no Senado. O fez deliberadamente, para pousar de vítima e para não precisar falar de questões de ordem pública, que de fato importariam à República e ao povo.

Um monumental arreglo que foi feito provavelmente salvará Renan do expurgo, evitando que tenha o mesmo destino que seu conterrâneo e ex-chefe teve, que possuía o mesmo hábito de contar com provedores de suas contas e de todas suas necessidades. Isso se a sorte também tiver sido arreglada.

segunda-feira, 28 de maio de 2007

Nem imprensa, nem marrom

Porto Alegre tem sido chacoalhada por fatos sérios que escapam à blindagem garantida pela mídia nativa à Administração de José Fogaça. De tão significativos acontecimentos – greve de servidores, descalabro de hospitais e manipulação de audiência pública -, a imprensa se obriga a dar relativa repercussão.

Com a exceção, contudo, de determinado saite, que represa sua conhecida sanha envenenada. Bem, mas na verdade esse não é exatamente o caso de um veículo de imprensa, o que significaria rebaixar a “imprensa” a lixo puro.

Também não é o caso de designar tal saite como “imprensa marrom”, que seria profundamente ofensivo à imagem de Alcione, a Marrom, sobre quem não se tem o menor direito de confundi-la com o abjeto.

Só se sabe que tal saite recebe patrocínios da Administração de Porto Alegre e do Estado, e que além disso seu editor se auto-proclama “jornalista”, quando ontologicamente melhor seria classificado como um ser de incontrolável ofensividade cuja personalidade salienta uma mania megalomaníaca de se tornar fonte da “grande imprensa”.

O editor e o saite ostentam uma estranha performance de gerar cinco calúnias, difamações e torpezas a cada suposta “notícia” divulgada.

Polícia só pode atuar “contra preto, pobre e puta”. Ou seja, contra “Angélicas”.

Alberto Toron, advogado de um dos réus incriminados pela operação Navalha, considera um “escracho” o trabalho da Polícia Federal, pois segundo ele, “o que se fazia antes contra preto, pobre e puta”, agora é feito contra seus clientes: brancos, ricos e apaniguados do poder.

O jurista Dalmo Dallari, ao contrário, considera injustas as críticas à PF, e diz que quando a polícia ficava prendendo pobres, ninguém via ilegalidades. Veja essa ópera inteira no Terra Magazine.