quinta-feira, 17 de maio de 2007

Privatização do Araújo Viana

Em conversa com BiruTaDoSuL sobre a entrega do auditório Araújo Viana para uma empresa explorar, o ex-Secretário de Cultura de Porto Alegre, Vitor Ortiz, fez as seguintes observações:

O governo municipal deveria solucionar diretamente o problema do Araújo Viana, pois é um equipamento público e, além disso, importantíssimo para a cidade. Se não tivesse orçamento próprio, deveria ter priorizado a recuperação do Araújo através da busca de mecanismos alternativos, como as leis de incentivo, linhas do BNDES e outros canais que poderiam ter sido utilizados.

A opção do governo atual não pode ser vista de outra forma senão a da privatização. Quem passará a programar e principalmente comandar a programação, o tipo de uso e o público freqüentador do ex-espaço público serão os interesses privados. Ninguém seria louco de fazer um investimento de aproximadamente 10 milhões de reais sem esperar um retorno ainda maior.

Esta decisão reflete com muita clareza o deliberado afastamento da PMPA de seus compromissos com o desenvolvimento cultural da cidade e com a inclusão dos portoalegrenses neste contexto. Essa tendência é absolutamente inversa à tradição construída por várias gerações anteriores.

quarta-feira, 16 de maio de 2007

Em Guantánamo é pior

Fotografia da AP registrando soldados do exército dos Estados Unidos no Iraque abordando “supostos” insurgentes.

terça-feira, 15 de maio de 2007

O Fórum Social na encruzilhada

Com um artigo reflexivo sobre o estado das artes do Fórum Social de Porto Alegre após as sete edições mundiais até aqui realizadas, o cientista político Walden Bello, que também é integrante do Conselho Internacional do FSM, abre de maneira muito positiva o debate sobre o papel do Fórum e as perspectivas de futuro para o movimento altermundista.

Esta análise destoa de algumas posturas patrimonialistas que vicejam nas instâncias brasileiras e internacionais do Fórum, que ao invés de se dedicarem ao esforço aberto e democrático de reflexão sobre o processo e seus desafios, andam em círculos com atestados genéticos de paternidade. Além de atuarem na retranca contra posições que possam balançar o “cartório”.

O atual estágio de desenvolvimento do Fórum é propício para a realização de retrospectivas sobre o processo e de projeção de estratégias, políticas e funcionamento ajustado aos complexos desafios mundiais. Para ler o artigo de Walden Bello, clique aqui. [quando solicitado, digite a senha "walden" para acessar o arquivo]

Depoimento à feição

Ao que parece, o governo finalmente aceitou fazer o depoimento do presidente do Banrisul na Assembléia Legislativa depois de garantir que fosse na Comissão de Finanças, sob presidência do tucano Marquezan Júnior e não na Comissão de Serviços Públicos onde, por coerência e pela oitiva já realizada com o vice-governador, deveria ocorrer.

Conflitos e atritos como constantes

O governo de Yeda CrusiusCredo se notabiliza como aquele que coleciona inúmeras crises desde antes mesmo de tomar posse. Nesta semana, ao realizar as rotineiras e periódicas substituições no secretariado, a governadora criou dois novos problemas, ao invés de acertar na solução.

A escolha do ex-deputado Coffy Rodrigues para a Secretaria de Obras acirra ainda mais os ânimos no PDT, porque sôa a provocação pura ao partido que saiu do governo após a demissão do Secretário de Segurança e devolveu os cargos à governadora.


Ao escolher o procurador do Ministério Público para a Secretaria do Meio Ambiente, o governo inevitavelmente permite que se aluda, desse fato, a tentativa de facilitar interesses governamentais - leia-se das plantadoras de eucaliptos e das corporações empresariais - junto aos órgãos ambientais e jurídicos do [e de] Estado.